5 Livros essenciais para os amantes da Psicologia Humanista e Existencial

O Psicologia Capixaba preparou uma pequena lista com os títulos mais fundamentais para quem pretende debruçar-se nas abordagens de cunho Humanista e Existencialista. Esperamos que aproveitem!

1 – Tornar-se pessoa – Carl Rogers

Este livro constitui uma introdução indispensável ao processo do tornar-se, e destina-se não apenas a psicólogos e psiquiatras mas a todos os que se interessam pelo desenvolvimento do homem e de sua personalidade.

É um dos livros mais fundamentais para se entender a filosofia pessoal e profissional desse grande psicólogo que foi Carl Rogers. É leitura indispensável para todos aqueles que buscam seguir seus passos, fazendo do humanismo e abordagens correlatas a base da sua prática profissional como psicólogos clínicos

Para adquirir o livro, clique aqui


2 – Comunicação Não-Violenta – Marshall B. Rosenberg

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Marshall Rosenberg passou anos ajudando indivíduos, casais, organizações e governos a melhorar a forma como se comunicam. Sua experiência vai de conflitos domésticos a cenários de guerra  e conflito político. O resultado foi toda uma teoria e técnica sobre como se comunicar de forma respeitosa

Para adquirir o livro, clique aqui


3 – Sobre a morte e o morrer – Elizabeth Kübler-Ross

Elisabeth Kübler-Ross descreve nesta obra que se tornou um clássico as experiências de pacientes terminais, suas agonias e frustrações, numa tentativa de encorajar as pessoas a não se afastar dos doentes condenados, mas, antes, aproximar-se deles e ajudá-los em seus últimos momentos. 

A estrutura do luto, em 5 fases, que ela captou durante a convivência com esses pacientes, tornou-se de uso comum para praticamente todas as abordagens da Psicologia.

 

Para adquirir o livro, clique aqui


4 – Em busca de Sentido – Viktor Frankl

O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. O que faz com que algumas pessoas quebrem quando são expostas à adversidade enquanto que outras se sustentam e parecem ganhar ainda mais força?

Além da rememoração e discussão de suas experiências como prisioneiro de guerra, o livro apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.

Para adquirir o livro, clique aqui


5 – A Psicologia e o dilema humano – Rollo May

Debruça-se sobre o que seja o dilema humano, suas polaridades e paradoxos em meio às exigências do mundo contemporâneo. Trata das fontes e história da ansiedade; da psicoterapia questionada pela abordagem existencial; da ampliação da liberdade responsável na terapia como essencial no confronto com os dilemas humanos. Destina-se a filósofos e psicólogos e a todos os que querem compreender o porquê do ser humano.

 

Para adquirir o livro, clique aqui

Siga-nos nas redes sociais!

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin

Newsletter