Atuação do psicólogo em emergências e desastres

Tendo em vista a triste tragédia que se abateu sobre Brumadinho, nos lembramos de compartilhar duas leituras essenciais para psicólogos que atuam em casos como este, que envolvem, emergências, desastres, perdas e lutos. 

1 – A intervenção Psicológica em emergências: fundamentos para a prática – Maria Helena Pereira Franco (org)

Este livro reúne experiências e reflexões sobre um campo de atuação novo no Brasil: o atendimento psicológico a pessoas em situações de emergência e desastre. Diversos especialistas abordam a importância de cuidar dessas pessoas e os procedimentos e técnicas mais indicados em cada caso. A saúde mental do psicólogo e os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático também são analisados.

É uma leitura enriquecedora, e que revela a amplitude de formação e preparo específico daqueles psicólogos que se dedicam a esse tipo de demanda.

E também sinaliza o quanto o Brasil é carente de profissionais com formação nessa área, deixando um apelo para mais pessoas se interessem por participar desse trabalho.

Para adquirir o livro, clique aqui


2 – Sobre a morte e o morrer – Elizabeth Kübler-Ross

Elisabeth Kübler-Ross descreve nesta obra, que se tornou um clássico, as experiências de pacientes terminais, suas agonias e frustrações, numa tentativa de encorajar as pessoas a não se afastar dos doentes condenados, mas, antes, aproximar-se deles e ajudá-los em seus últimos momentos. 

A estrutura do luto, em 5 fases, que ela captou durante a convivência com esses pacientes, tornou-se de uso comum para praticamente todas as abordagens da Psicologia.

 

Para adquirir o livro, clique aqui

Siga-nos nas redes sociais!

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin

Newsletter