5 livros essenciais para o estudante do Behaviorismo

Behaviorista que se preza não deixa nunca de se aperfeiçoar! Por isso o Psicologia Capixaba preparou uma lista de livros fundamentais para orientar sua leitura durante as férias! 😉

1 – Sobre o Behaviorismo – B. F. Skinner

O Behaviorismo Radical não é a ciência do comportamento humano, mas, sim, a filosofia dessa ciência. Algumas das questões que ele propõe são: É possível tal ciência? Pode ela explicar cada aspecto do comportamento humano? Que métodos pode empregar? São suas leis tão válidas quanto as da Física e da Biologia? Proporcionará ela uma tecnologia e, em caso positivo, que papel desempenhará nos assuntos humanos? São particularmente importantes suas relações com as formas anteriores de tratamento do mesmo assunto. O comportamento humano é o traço mais familiar do mundo em que as pessoas vivem, e deve ter dito mais sobre ele do que sobre qualquer outra coisa. E de tudo o que foi dito, o que vale a pena ser conservado?

Este é um dos livros mais clássicos de B. F. Skinner e que lança as bases de sua filosofia científica. É leitura indispensável para todos os que se interessam pela Ciência do Comportamento.

Para adquirir o livro, clique aqui


2 – Ciência e Comportamento Humano – B. F. Skinner

Muita gente interessada no comportamento humano não sente a necessidade de padrões e critérios de prova, característicos de uma ciência exata; as uniformidades no comportamento são óbvias mesmo sem eles. Ao mesmo tempo, relutam em aceitar as conclusões que tais provas inevitavelmente apontam, se não sentirem por si próprios a uniformidade. Mas estas idiossincrasias são um luxo dispendioso. Não é preciso defender os métodos da ciência na sua aplicação ao comportamento.

Neste livro clássico, Skinner lança as bases para a ciência do comportamento, mostrando como os princípios encontrados em laboratório são aplicáveis no dia a dia, nas mais variadas situações.

Para adquirir o livro, clique aqui


3 – Princípios Básicos de Análise do Comportamento – Moreira & Medeiros

Princípios Básicos de Análise do Comportamento, principal livro-texto brasileiro da área, chega à sua 2ª edição totalmente atualizado. Nesta obra ricamente ilustrada e com uma linguagem dinâmica, os autores proporcionam ao leitor uma visão global do comportamento humano. Esta é uma obra abrangente, ricamente ilustrada e com uma linguagem dinâmica sobre a psicologia comportamental. Os autores apresentam como lidar efetivamente nos mais variados campos de atuação da psicologia, proporcionando ao leitor uma visão global do comportamento humano. Este livro enriquecerá o profissional das mais diversas áreas: psicologia clínica, organizacional, esportiva, hospitalar, jurídica, escolar.

Para adquirir o livro, clique aqui


4 – Compreender o Behaviorismo – William M. Baum

“Compreender o behaviorismo” explica a base da análise do comportamento e sua aplicação aos problemas humanos de forma aprofundada e acessível. O behaviorismo baseia-se na premissa de que uma ciência do comportamento é possível, e o livro inicia explorando a questão do comportamento ser livre ou determinado, relacionando o behaviorismo ao pragmatismo e mostrando como sentimentos e pensamentos podem ser tratados por um prisma científico.

Ao longo dos anos este se tornou um dos livros mais referenciados entre os analistas do comportamento brasileiro, sendo utilizado como material de referência em diversos cursos de psicologia.

Para adquirir o livro, clique aqui


5 – Modificação de Comportamento – O que é e como fazer – Gerry Martin & Joseph Pear

A modificação do comportamento é um campo amplo, complexo e dotado de muitas ramificações. No entanto, não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o tema para ler e compreender esta obra do início ao fim. A décima edição de “Modificação do Comportamento – O que é e Como Fazer” fornece diretrizes para a aplicação de recursos terapêuticos. Ao final de cada capítulo, exercícios e questões de aprendizagem ajudam a testar o conhecimento adquirido após a interpretação do texto e a desenvolver as habilidades necessárias para aplicar efetivamente as técnicas de modificação do comportamento. Indicado a profissionais e estudantes de Psicologia e das diversas áreas assistenciais, este livro foi projetado para compor um manual de fácil utilização a todos que desejam aprender a superar déficits comportamentais.

Para adquirir o livro, clique aqui

Siga-nos nas redes sociais!

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin

Newsletter