5 livros que não podem faltar na estante do Psicanalista

O Psicologia Capixaba preparou uma pequena lista com os títulos mais fundamentais para quem pretende debruçar-se no estudo da Psicanálise. Esperamos que aproveitem!

1 – Sigmund Freud – na sua época e em nosso tempo – Elizabeth Roudinesco

Uma obra fascinante, que nos apresenta um Freud mais humano e vigoroso do que nunca. A partir de novos arquivos abertos pela Biblioteca do Congresso em Washington – e de uma erudição ímpar sobre a história da psicanálise – Elisabeth Roudinesco reconstitui a vida de Freud através das intensas relações que ele manteve com seus mestres e discípulos, familiares e amigos, além dos pacientes. E fornece novos insights sobre a vida do homem que modificou para sempre nossa visão da humanidade e da cultura: retifica crenças arraigadas, corrige erros históricos, ressalta precisões biográficas, propõe interpretações.

Freud surge ao longo das páginas como um verdadeiro turbilhão: construindo sua época e sendo construído por ela; amando e odiando intensamente; tocando a todos com sua palavra salutar e sua desconstrução das ilusões. “O exame escrupuloso das fontes não é a única virtude… Roudinesco esclarece o homem em vez de julgá-lo, transformando-o numa criatura paradoxal, judeu sem Deus, homem das Luzes atraído pelas forças obscuras, liberando o sexo e praticando a abstinência, dividido entre um ideal de cientificidade e um fascínio pelos poderes da imaginação criadora.” – Le Monde. “Monumental volume, com ares de biografia definitiva. … Roudinesco narra a vida de Freud como se fosse um palpitante romance.” – El País. “Sem desprezar nenhuma fonte, o que poderia ser uma ‘estátua’ de Freud ganha rosto humano.” – Libération.

Para adquirir o livro, clique aqui


2 – A Interpretação dos Sonhos – Sigmund Freud

A interpretação dos sonhos é um dos maiores clássicos da literatura científica. Publicado oficialmente em 1900, é considerado uma obra inaugural, marcando a transição entre os artigos pré-psicanalíticos de Sigmund Freud e o início da psicanálise. Embora seja um tratado sobre o sonho, este trabalho também é visto como um ensaio de filosofia e mesmo uma narrativa literária: partindo de sonhos reais, Freud realizou análises através do mecanismo da associação livre para acessar as ideias latentes e os desejos reprimidos do narrador. Esse método, criado por um dos pensadores mais surpreendentes, originais e influentes do século XX, revolucionou nossa compreensão da natureza humana. Esta edição conta com a tradução de Walderedo Ismael de Oliveira.

Para adquirir o livro, clique aqui


3 – Dicionário de psicanálise – Elizabeth Roudinesco & Michel Plon

Esse dicionário faz um recenseamento e uma classificação de todos os elementos da psicanálise. Apresenta os caminhos pelos quais esta construiu, ao longo do último século, um saber singular, contendo em seus cerca de 800 verbetes: os conceitos; os países de implantação; a biografia dos protagonistas; artigos preparados especialmente para a edição brasileira (por exemplo, Hélio Pellegrino e Ana Katrin Kemper); as entidades psicopatológicas que a psicanálise criou; as disciplinas para as quais contribuiu ou em que se inspirou; os casos clínicos sobre os quais elaborou seu método terapêutico; as técnicas de cura e os fenômenos psíquicos; os discursos e comportamentos que modificou; as instituições fundadoras; o freudismo, suas diferentes escolas e sua historiografia; a incidência contraditória de suas descobertas sobre outros movimentos intelectuais, políticos ou religiosos.

Inclui também: bibliografias detalhadas após cada verbete, trazendo as edições publicadas no Brasil; conceitos psicanalíticos com versões em cinco línguas; extenso índice onomástico; cronologia com os fatos marcantes da psicanálise. “Os autores mostram uma generosidade muito grande em registrarem no dicionário todas as correntes, sem privilegiar nenhuma delas e sem omitir nenhum dos grandes nomes.” Chaim Samuel Katz, O Globo

Para adquirir o livro, clique aqui


4 – Fundamentos Psicanalíticos: Teoria, Técnica, Clínica – Uma Abordagem Didática – David Zimerman

O propósito deste livro é o de sintetizar os princípios fundamentais do método psicanalítico – teoria, psicopatologia, técnica e prática clínica – com uma abordagem didática, sem perder uma necessária simplicidade e acessibilidade. Antes de fácil, o que o autor pretende, sim, é que este compêndio, dentro de sua inevitável complexidade, seja claro e sintético.

O autor conecta a psicanálise clássica com a psicanálise contemporânea, fazendo uma síntese das modificações que o pensamento analítico sofreu nesses 100 anos de sua existência, com as conseqüências na técnica e na conduta clínica. Trata-se de um livro de leitura instigante, que será proveitoso tanto para o iniciante que procura uma aproximação com o conhecimento analítico quanto para analistas em diferentes estágios de conhecimento e experiência. 

Para adquirir o livro, clique aqui


5 – Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan – J. D. Nasio

Nem só de Freud vive a psicanálise. Apesar de um sólido conhecimento do seu pai fundador ser essencial para verdadeiramente compreender esta abordagem, outros pensadores contribuíram para o desenvolvimento da psicanálise e devem ser levado em consideração. Um dos principais, é Jacques Lacan.

Nessa rigorosa introdução à obra de Jacques Lacan, J. D. Nasio – renomado psicanalista – aborda os grandes temas lacanianos: inconsciente, gozo, objeto a, fantasia e corpo, seguindo a mesma concepção do já consagrado livro Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise, do mesmo autor.

Para adquirir o livro, clique aqui

Siga-nos nas redes sociais!

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin

Newsletter