Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

1ª Jornada de Neuromodulação na Dependência Química

22 de novembro de 2017 @ 09:00 - 12:00

Livre
1ª Jornada de Neuromodulação na Dependência Química

Semana que vem acontecerá a 1ª Jornada de Neuromodulação na Dependência Química, promovido pela Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Espírito Santo (HPMES). As palestras ocorrerão dia 22/11, quarta-feira, no auditório do HPMES.

O que é a neuromodulação?

A neuromodulação é um tratamento médico que consiste em aplicar um campo eletromagnético ao crânio do paciente, a fim de alterar estruturas cerebrais deficientes. a técnica é utilizada para variadas patologias como Doença de Parkinson, depressão, esquizofrenia, bipolaridade, Tinnitus (zumbido), Distúrbio Cognitivo, AVC, dor crônica, epilepsia, dependência química, ansiedade, distúrbios do movimento, tremor essencial, distonia, Transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

No caso desta palestra, o assunto será uma técnica chamada de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) de baixa intensidade, que vem sendo testada como protocolo de tratamento complementar para a dependência química. A responsável pelo projeto é a coordenadora do Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuro-psicofarmacologia da UFES, Ester Nakamura Palácios. O grupo coordenado por Ester é pioneiro no mundo no uso da técnica para o controle da compulsão e recaídas ao uso de drogas como crack e álcool.

A técnica consiste na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre regiões cerebrais alvo. São colocados eletrodos de estimulação sobre os dois lados da cabeça, e de forma repetitiva cinco a dez sessões, sendo uma sessão por dia. A aplicação é indolor e segura, sendo muito raros os eventos adversos.

Os resultados até o momento são promissores – eles indicam que a técnica pode reduzir a compulsão e as recaídas. As pesquisas chamaram a atenção de grandes pesquisadores europeus, como o Dr. Otto Lesch, médico austríaco, autoridade internacional em dependência alcóolica, que em agosto deste ano veio ao Espírito Santo especialmente para conhecer o projeto, e nos brindou com uma palestra no HUCAM a respeito da dependência química. Também pesquisadores na Espanha, da Universidade de Alicante, mostraram interesse em replicar os estudos realizados em solo capixaba.

Até o momento, mais de 140 pacientes já concluíram o protocolo, somando-se diferentes estudos, como os pacientes que estão em tratamento no Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM-ES) e na Casa Praia da Costa.

Programação

09:00 h – Abertura: Jaisa klauss

09:05 h – PALESTRA 01

Estimulação transcraniana por corrente contínua no tratamento da dependência química.
Palestrante: Doutora Ester Miyuki Nakamura Palácio.

09:50 h – PALESTRA 02

Receptores AMPA e BDNF como mecanismos subjacentes aos efeitos da estimulação por corrente contínua.
Palestrante: Doutora Ester Miyuki Nakamura Palácios.

10:10 h – PALESTRA 03

Bases moleculares da dependência química.
Palestrante: Doutoranda Quézia Silva Anders.

11:15 h – PALESTRA 04

Protocolo experimental da Estimulação Transcraniana por corrente contínua na dependência química.
Palestrante: Doutoranda Jaisa klauss.

12:00 h – Encerramento

Siga-nos nas redes sociais!

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin

Newsletter

Detalhes

Data:
22 de novembro de 2017
Hora:
09:00 - 12:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,

Local

Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo
Av. Joubert de Barros, 555 – Bento Ferreira
Vitória, Espírito Santo 29050-720 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(27) 3636 - 6581

Organizador

Secretaria do Presta
Telefone:
(27) 3636 - 6581
E-mail:
secretariapresta.ds@pm.es.gov.br