Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Introdução à Comunicação Não-Violenta

10 de maio - 11 de maio

Livre
Comunicação Não-Violenta

A Comunicação Não-Violenta promove a competência relacional e a resiliência emocional necessárias para transformar conflito em conexão e sustentar parcerias fortes e flexíveis. Ela nos chama a experimentar novas possibilidades de comunicação eficaz, apoiando uma compaixão pessoal e socialmente engajada baseada na inteligência dos nossos corações.

Uma pesquisa prática iniciada há mais que 50 anos pelo Dr. Marshall Rosenberg, a Comunicação Não-Violenta atua em três níveis interconectados – o intrapessoal, o interpessoal e o sistêmico – resgatando o poder do diálogo e da empatia, mesmo perante comportamentos e sistemas sociais desafiantes.

Com uma facilitação leve e profunda, além de exemplos práticos do dia-a-dia, canalizaremos nossa criatividade e aprimoraremos nosso compromisso em conviver de formas alinhadas com nossos valores mais caros, a fim de cocriar, com cada ação, o mundo em que queremos viver.

Sobre o Palestrante

Durante 18 anos, Dominic Barter foi aprendiz e colega de Marshall Rosenberg. Serviu como presidente do conselho diretor do Centro internacional de Comunicação Não-Violenta e desenhou seu atual processo de mudança institucional.

Precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil, colaborou no desenvolvimento dos primeiros sistemas restaurativos nos morros do Rio de Janeiro, em meados dos anos 90. Liderou a capacitação de dois dos três projetos pilotos em Justiça Restaurativa do Ministério da Justiça e hoje orienta aplicações de práticas restaurativas internacionalmente, de grupos comunitários à conflitos civis e militares nos 49 países em que seu trabalho se faz presente. Sua abordagem é recomendada pelo Ministério da Educação da França, utilizado nas Varas de Família da Coréia do Sul, nos presídios de Senegal, no processo de paz em Nepal e nas unidades de internação do Rio de Janeiro. Foi orientador do programa de mediação nas UPPs para o TJRJ e dirigiu o programa Restauração de Diálogos para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Em 2015 ministrou a palestra de abertura da 5ª Conferência Nacional de Justiça Restaurativa e Comunitária, nos EUA.

Dominic desenvolveu a Corresponsabilização Financeira (‘money pile’), uma forma de economia colaborativa que apoia a auto-sustentação de propostas inclusivas e espalha rapidamente.

Atualmente, colabora no desenvolvimento de novas formas de educação para jovens fundamentadas no convívio e na inteligência relacional, como parceiro do sistema Espaço Beta. Como pai de uma carioca de 19 anos, é lembrado diariamente dos limites do seu entendimento de conflito, de mediação e de educação.

Mais informações e inscrições

Local: Vitória – ES.
O endereço será enviado aos participantes por e-mail, junto à confirmação de inscrição.

Para pedir inscrição, preencha esse formulário: https://forms.gle/xGXRAPSHivDuachX9

Entraremos em contato por e-mail acerca da possibilidade de vaga.

Data e horário: Sexta, 10 de maio, das 19h às 22h, e Sábado, 11 de maio, das 10h às 19:30h.

Siga-nos nas redes sociais!

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On Linkedin

Newsletter

Detalhes

Início:
10 de maio
Final:
11 de maio
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,