Orientações para publicação de artigos

Este pequeno manual apresenta orientações gerais para as publicações de artigos no Psicologia Capixaba. É uma forma de garantir que os textos publicados possuam organização e um formato de acordo com a proposta do portal.

Orientações gerais

  • Os textos devem escritos de acordo com a norma culta da língua portuguesa; A equipe do Psicologia Capixaba fará uma revisão antes de publicar, mas lembre-se de fazer uma revisão antes de enviar!

  • Daremos prioridade a textos escritos exclusivamente para o portal. Artigos publicados em outros canais serão avaliados conforme o caso.

  • O tema do artigo deve ser pertinente ao campo da Psicologia e, se possível, trazer informações que sejam de interesse da comunidade dos psicólogos capixabas.

  • Não temos restrições em termos de abordagem teórica – toda Psicologia é bem-vinda! Temos uma seção voltada para o público mais especializado e outra voltada para o público leigo. Na hora de escrever seu artigo, considere para qual dos dois públicos deseja se dirigir e redija de acordo.

  • Não esqueça de deixar claro qual o título do seu artigo. Também recomendamos a utilização de subtítulos ao longo do texto: a divisão em trechos curtos funciona melhor para a leitura na web. Caso a equipe editorial considere que o texto está muito longo, poderemos sugerir a divisão em subtítulos.

  • Evite o excesso de links externos. Um bom artigo pode ser enriquecido com as referências a livros, artigos e páginas da web, porém um excesso desse recurso pode deixar a leitura do seu artigo cansativa.

  • Sugerimos que os textos tenham entre 500 e 2000 palavras. Este é um tamanho ideal para o tipo de publicações que fazemos na internet. Textos acima de 2000 palavras serão analisados conforme o caso. Se for realmente necessário um espaço maior para a melhor exposição das suas idéias, considere a possibilidade de dividir o texto em 2 ou 3 partes. Lembre-se que o leitor na internet comporta-se diferente de outros leitores: ele possui um limite de tempo para leitura por dia.

Avisos

  • As contribuições ao site são voluntárias. Não há previsão de qualquer tipo de remuneração.

  • A equipe editorial do Psicologia Capixaba fará uma revisão antes da publicação do texto. Pequenos erros de digitação ou gramática serão corrigidos sem aviso prévio. Caso se verifique a necessidade de modificações substanciais no artigo, o autor será avisado.

  • Apesar de revisado pela equipe do Portal, os artigos são de inteira responsabilidade do autor.
  • Com vistas a aumentar o alcance das postagens, os títulos poderão sofrer pequenas alterações para publicação em nossas redes sociais. No Portal, porém, manteremos o título escolhido pelo autor.

  • As imagens serão selecionadas por nós na editoria do site por conta dos direitos autorais que precisamos respeitar. Mas, se você tiver alguma objeção em alguma das nossas seleções de imagens, fique à vontade para entrar em contato.

Envio

Pedimos que envie o texto para o email de contato do Psicologia Capixaba: [email protected],  dentro das seguintes configurações: 

  • Anexo ao e-mail, em formato de doc ou text. Ou link para um arquivo no Google Docs.

  • O autor terá seu perfil publicado ao final do artigo, contendo um espaço para foto, breve biografia, links para sites próprios ou redes sociais. Estas informações devem ser enviadas juntamente com o texto (basta enviar na primeira contribuição). Os autores terão uma página dedicada no site, em que será possível acessar todos os artigos já publicados, além das informações acima.

Qualquer dúvida ou sugestão, não hesite em nos contatar!