Você conhece o Sindicato dos Psicólogos do Espírito Santo?

O presidente do Sindicato dos Psicólogos do Espírito Santo (SINDPSI-ES), preparou um artigo escrito com exclusividade para o portal Psicologia Capixaba, em que são expostos a proposta e os objetivos da entidade.

SINDPSI-ES

O SINDPSI-ES tem sede localizada no prédio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Centro de Vitória. Como somos filiados a essa central, contribuímos mensalmente para o custeio de suas atividades. Dentre estas atividades, podemos destacar o apoio aos sindicatos filiados em atividades coletivas e cursos de formação.

O SINDPSI-ES é uma organização política não partidária. Política porque é necessário dialogar e negociar com as várias instâncias da sociedade que, de alguma forma, relacionam-se com a Categoria de Psicólogas(os). Não partidária porque não exigimos filiação a partido político algum de nossos diretores ou associados para se manterem nos quadros do sindicato.

Quais os objetivos?

  • Lutar por mais postos de trabalho para Psicólogas(os);
  • Lutar por remuneração condizente com nossas responsabilidades profissionais;
  • Lutar por carga horária de trabalho adequada à nossa remuneração;
  • Lutar por melhores condições de trabalho. Sejam elas materiais ou relacionais;
  • Lutar pela garantia e pelo respeito aos direitos humanos. Entendemos os direitos trabalhistas como direitos humanos também.

Frentes de trabalho:

  •  Diálogo com a Categoria;
  • Presença nas mesas de negociação salarial;
  • Intervenção junto a empresas públicas e privadas visando a garantir melhores condições de emprego;
  • Presença nas instituições de controle social das políticas públicas (conselhos de saúde, assistência social, entre outros);
  • Atenção a temas sociais relevantes centrais e transversais às(aos) Psicólogas(os) Capixabas;
  • Ofertar assessoria jurídica relativa às questões trabalhistas, convênios de interesse dos associados e de suas famílias (convênios de saúde, educacionais, seguros, etc.);
  • Entre outros.

Para que serve, então, um sindicato?

Um sindicato serve para proteger os direitos humanos concernentes ao exercício de uma profissão. Sobretudo, os direitos trabalhistas propriamente ditos, para que sejam respeitados e garantidos em sua prática cotidiana.

Entendemos que são muitos e difíceis os trabalhos de uma organização sindical, por isso é imprescindível que a Categoria se envolva na luta por melhorias do seu próprio exercício profissional. A filiação é uma das formas de valorizar o SINDPSI-ES, mas também necessitamos de engajamento e dedicação às ações que desempenhamos. Desde a presença em uma assembleia ou reunião até a presença em um espaço de manifestação dos interesses da Categoria, seja ele nas ruas ou nos ambientes políticos.

Um sindicato é formado pela categoria que representa (não só por sua diretoria). Então, é importante que nossa categoria esteja sempre próxima do SINDPSI-ES e atuante ao seu lado.

Organização

O estatuto do sindipsi-es prevê a seguinte organização interna:

Diretoria Executiva:

Presidente, Secretário Geral, Secretários de Administração e de Finanças, de Assuntos Jurídicos, de Comunicação, de Formação, de Condições de Saúde, Trabalho e Políticas Sociais, das Regionais Norte e Sul. Também temos suplentes da diretoria.

Conselho Fiscal:

Formado por conselheiros titulares e suplentes.

______

Para mais informações sobre o Sindicato dos Psicólogos do Estado do Espírito Santo, você pode entrar em contato pelos seguintes canais:
Facebook Clique aqui
Telefone  (27) 99973-9067 ou (28) 99938-1314
Email  [email protected]

______

Autor: Willian Fontes, graduado em Psicologia. Especialista em Gestão de Políticas Públicas. Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Sindicato dos Psicólogos no Estado do Espírito Santo (SINDPSI-ES).

Nossas redes sociais

Siga o portal Psicologia capixaba, fique atualizado, e nos ajude a crescer!
Facebook
Instagram
Twitter